Colágeno natural [QUAIS OS VERDADEIROS BENEFÍCIOS?]


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Colágeno natural – Conheça tudo sobre o colágeno encontrado em alimentos.

Considerado como um dos elementos primordiais do corpo humano, o colágeno natural é a propriedade essencial para a qualidade da pele, sempre a mantendo firme, elástica, hidratada e menos propensa ao envelhecimento precoce.

Existem diversas opções de colágeno hidrolisado, podendo ser encontrado em forma de cápsulas, pó ou naturalmente. O seu nome, “colágeno hidrolisado”, vem justamente do fato deste ser extraído da cartilagem do boi, tendo passado pela quebra da proteína em partículas de água, um processo que torna a absorção da propriedade muito mais fácil para o nosso organismo.

Para ter a suplementação do colágeno artificial, é extremamente importante seguir a orientação médica, de profissionais da saúde que definirão os modos de consumo, dosagem e tempo de duração do uso de determinado produto. Porém, talvez você não saiba que existem alimentos naturais que possuem a propriedade ou potencializam a produção dela em nosso corpo, melhorando de forma considerável os resultados internos e externos do organismo.

Neste texto, estaremos elencando alguns alimentos que possuem o colágeno artificial, sendo ótimos para o consumo por parte de quem deseja uma pele mais bonita e com saúde. Siga lendo e confira!

Alimentos que possuem alto teor de colágeno

Colágeno natural

Gelatina

Quase que inteiramente composta por colágeno, a gelatina é um dos alimentos mais utilizados e recomendados para quem quer um ganho de hidratação e maciez na pele. É muito comum em sobremesas, pratos salgados e para o preparo de tortas e bolos.

Carnes

As carnes, com verdadeiras e ótimas fontes de proteínas, elas estimulam a produção do colágeno pelo corpo, elevando os seus níveis e melhorando o aspecto estético da pele.

Ovos

Os ovos, além de serem práticos em se preparar e muito acessíveis, eles também são uma ótima fonte de proteínas, assim como as carnes, estimulando a produção do colágeno.

Frutas ricas em vitamina C

Caso você não saiba, a vitamina C possui uma função clara no organismo: sintetizar as proteínas e auxiliar na absorção da vitamina D, para que não ocorra o desenvolvimento de anemia no sangue.

Dentre as mais conhecidas, é possível encontrar laranja, abacaxi, acerola e algumas outras.

Castanhas, nozes e amêndoas

Esses alimentos são riquíssimos em vitamina E e ácidos graxo poli-insaturados, e são exatamente essas propriedades que têm o poder de deixar nossa pele devidamente hidratada e firme.

Frutas vermelhas

Morango, amora, melancia e tomate possuem bons índices de flavonoides e vitamina C, sendo responsáveis pelo combate dos radicais livre e envelhecimento precoce, com o estímulo à produção do colágeno.

Pimenta e beterraba

Os dois alimentos possuem bons níveis de licopeno estes que são muito importantes para a produção do colágeno, agindo como protetores naturais da pele.

Aveia

A aveia é um alimento que possui um alto índice de silício em sua composição, este que é um elemento extremamente necessário para a produção e formação do colágeno no organismo.

Alimentos na tonalidade de verde-escuro

Alimentos de cor verde-escura, como o espinafre, o brócolis e a couve, são alimentos que auxiliam  e estimulam a produção de colágeno pelo corpo, graças aos seus efeitos antioxidantes que permitem a ocorrência disso.

Alimentos alaranjados

Alimentos na tonalidade de laranja, como a cenoura e a batata doce são ótimas fontes de vitamina A, o que acarreta numa restauração completa de colágeno em nosso corpo.

Chá branco

Você conhece o chá branco? Bom, ele é extraído de uma planta chamada de Camellia sinensis, da qual também é feito o chá verde e o preto. Esse tipo de chá é ótimo e altamente indicado por profissionais da saúde para a prevenção do câncer, doenças do coração, degenerativas e anti-inflamatórias.

Além de todos esses benefícios, o chá branco também visa proteger as proteínas que estruturam a nossa pele, também ajudando na produção de colágeno.

Soja

Qualquer derivado da soja, seja o leite, o queijo ou até mesmo o tofu, possuem hormônios que são denominados de genisteína, esses que têm a responsabilidade de acelerar a produção de colágeno em nosso organismo.

Alho

O alho é outro alimento extremamente importante para o nosso corpo, pois a sua composição é feita basicamente de enxofre, taurina e ácido lipóico, todos esses que estimulam a formação de partículas de colágeno no corpo.

Ostras e peixes

Inteiramente ricas em zinco, as Ostras são perfeitas para a sintetização do colágeno. Já os peixes possuem altos níveis de ômega 3, que também age para a construção do colágeno natural no corpo.

Qual a importância do colágeno natural para o nosso organismo?

O colágeno possui uma série de benefícios para o nosso corpo. Mas para que possamos realmente aproveitar essas vantagens, a nossa dieta deve ser balanceada e baseada nos alimentos que citamos acima.

Sendo assim, são alguns dos benefícios do colágeno natural:

  • Hidratação e elasticidade da pele;
  • Sensação de saciedade, acarretando na perda de peso;
  • Prevenção de úlceras de pressão, que ocorrem quando um membro do corpo fica muito tempo na mesma posição;
  • Evita o envelhecimento precoce e o surgimento de rugas e marcas de expressão;
  • Cicatrização mais rápida;
  • Produção de hormônios estimulada;
  • Mais saúde para os dentes;
  • Revestimento do intestino, evitando inflamações e infecções;
  • Desintoxicação do fígado;
  • Fortalecimento de musculatura;
  • Insulina estimulada.

Sendo assim, você deve conhecer e observar os sinais do seu corpo, e com a aparência necessidade de colágeno você deve procurar pelos alimentos que possuam bons índices da propriedade ou que tenham efeito estimulante da produção de tal.

Dessa forma, queda de cabelo, pele flácida, rugas, marcas de expressão, celulites, estrias, pele desidratada, ossos frágeis e dor nas articulações são ótimos sinais.

Colágeno como tomar

A dose ideal e recomendada por profissionais de colágeno é de 10 gramas diárias, não sendo seguro a ingestão superior dessa quantidade.

Junto com o consumo da propriedade, a prática de exercícios físicos e uma alimentação devidamente balanceada também são fatores que acarretam numa melhora do aspecto da pele. Tome sol moderadamente, com o auxílio de protetor solar, utilize cremes hidratantes e tenha hábitos saudáveis, só assim você conseguirá ter uma pele bonita, hidratada, elástica e com a aparência jovial.

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