Colágeno


COMPARTILHE AGORA MESMO

Colágeno – Tudo que você precisa saber está reunido aqui!

Conforme a idade vai avançando e o corpo começa a perder a sua capacidade de produção e estímulo de determinadas substâncias, para manter um bom funcionamento do organismo, se mostra essencial o consumo de suplementação vitamínica. Dentre os tipos, o colágeno está no hall das substâncias que mais se mostram importantes no fortalecimento de células e demais tecidos, tendo ação essencial para a hidratação do corpo de maneira geral.

Presente em grande parte do nosso dia a dia, o colágeno sempre aparece na composição de diversos alimentos, que também podem fazer essa função suplementar a nós.

Pois bem, mas é sabido que há alguns momentos em que apenas a quantidade da proteína existentes nos alimento não é adequada, e é aí que se deve procurar pela suplementação ideal, uma que oferece as condições necessárias para o devido funcionamento do organismo, e isso sem causar qualquer tipo de risco à saúde.

Nesse texto, você poderá conferir mais a respeito das funções do colágeno, conhecendo mais a respeito dos seus benefícios, modos de suplementação e dentre outras abordagens.

Se você quer saber mais a respeito dessa importantíssima proteína, siga lendo e venha conferir!

 O que é?

Colágeno

Caso você não saiba o que é o colágeno, tenha em mente de que se trata de uma substância totalmente produzida por parte de nosso próprio corpo, normalmente sendo considerada uma proteína fibrosa.

Sua capacidade de atuação no organismo é bem ampla, e ela age para fortalecer a saúde de nossos ossos, músculos, unhas, pele e cabelo. Quando nos encontramos em uma situação onde há a fala do colágeno, deve-se saber que isso pode desencadear doenças em células e demais tecidos, que perdem a sua hidratação e tendem a ficar enfraquecidos.

O colágeno é uma propriedade essencial para a saúde de nossas vértebras, assim como das juntas, cartilagens e articulações, sendo essencial no processo de rejuvenescimento celular. Isso é ainda mais presente quando estamos falando a respeito do tecido epitelial, ou seja, a pele, pois o colágeno é um dos principais agentes que evitam o envelhecimento precoce.

Os tipos existentes de colágeno

Em nosso corpo, o colágeno se apresenta em alguns formatos e configurações distintas, podendo ser dividido em alguns diferentes grupos.

Normalmente, os profissionais catalogam o colágeno no grupo do Tipo 1, Tipo 2 e Tipo 3, sendo esses os principais e que somam uma boa parte da quantidade da substância presente em nosso organismo, de modo que em cada grupo há proteínas de colágeno semelhantes, que cuidam de áreas específicas do corpo.

O último grupo de colágeno é composto pelos demais tipos restantes da proteína, somando um quantidade pequena de tipos de colágeno, e devida à pouca representatividade, formam um único grupo.

A ação de cada colágeno varia de acordo com o seu grupo em questão:

  • Tipo 1: Ideal para o fortalecimento e hidratação dos músculos, tendões, ossos e pele;
  • Tipo 2: Fortalecem as cartilagens presentes entre as articulações e contribuem para um bom desempenho nessas áreas;
  • Tipo 3: Repara a pele danificada e trata de lesões e feridas;
  • Tipo 4: Funciona como uma espécie de filtro por intermédio das suas ligações fibrosas.

Principais benefícios do Colágeno

Dentre os principais benefícios causados pela proteína, normalmente há aqueles ligados às áreas do corpo onde se encontram processos diferentes, porém necessários para o funcionamento dos sistemas corpóreos.

O primeiro deles, e talvez aquele mais popular, está a ação do colágeno para com o tecido epitelial, sendo fundamental no processo de rejuvenescimento das células, de modo a impedir que a pele fique fraca e ressecada. Além disso, o colágeno é ótimo para a manutenção estética e estrutural dos cabelos e unhas, fortalecendo-os e conferindo a eles um aspecto firme e hidratado.

Nas vértebras, juntas e articulações, assim como em todo o sistema ósseo, a proteína se mostra altamente importante para garantir uma boa realização dos movimentos, trabalhando para que as áreas sempre fiquem hidratadas e aptas à realização de suas respectivas atividades.

No campo dos músculos, o colágeno é essencial para que haja um ganho considerável de massa magra, rejuvenescendo os tecidos e sendo crucial para a cicatrização de feridas

Colágeno

A suplementação de colágeno

Podendo ser consumido de forma diária mediante a ingestão de determinados suplementos alocados na alimentação, e caso você queira um ganho maior da substância, pode incluir alguns alimentos que estimulam a produção natural do colágeno no corpo. São eles:

  • Gelatina;
  • Carnes vermelhas;
  • Ovos;
  • Vegetais cor verde escura e de cor alaranjada.

Já em relação à suplementação, ela pode ser feita via cápsulas ou em pó. No caso do colágeno em pó, há a opção do convencional e também do hidrolisado.

A suplementação deve ser consumida diariamente, de preferência antes das duas principais refeições do dia, ou seja, almoço e jantar. Para melhorar ainda mais os efeitos, faça isso com um suco de fruta que possua uma boa concentração de Vitamina C, pois ela age como um catalisador que estimula o processo de absorção da proteína.

Colágeno hidrolisado em pó

O colágeno hidrolisado em pó é o mais é procurado por quem deseja ter a suplementação da propriedade no corpo. A grande diferença entre o hidrolisado e o comum é o fato do primeiro ter a capacidade de ser absorvido de forma mais rápida, já que em sua fabricação ele é quebrado em partículas ínfimas.

Assim, com o colágeno hidrolisado em pó você tem em mãos a garantia de que o seu corpo está absorvendo toda a proteína, conseguindo ótimos resultados com isso.

Vantagens do uso na alimentação

As principais vantagens do uso do colágeno na alimentação, estão justamente no fato dele repor a falta da substância produzida naturalmente no corpo, que em ausência abundante pode gerar uma série de complicações de saúde, comprometendo todo o sistema ósseo, os músculos, a pele e etc.

E é por isso que o colágeno deve fazer parte da vida de todos, sendo um elemento insubstituível na dieta de todos.

Para garantir uma vida saudável, a suplementação de colágeno é a opção certa!

Deixe uma resposta